A Gira Sol Azul é uma associação sediada em Viseu que desenvolve atividades no âmbito cultural e artístico e promove a educação artística. O colectivo com o mesmo nome integra músicos da associação que residem na sua maioria na região de Viseu e comporta já 3 gerações de músicos que se apresentam desde 2007 nos mais diversos contextos e como suporte de vários projetos assinados pela associação.
A Gira Sol Azul marca presença na programação anual da Casa da Música, no Porto, com um concerto para bebés por ano e oficinas de música mensais. Concebe e dirige regularmente projetos com a comunidade como a Orquestra (In)fusão que integra vários grupos musicais amadores da região de Viseu e músicos profissionais, estes que se envolvem ativamente na criação de um repertório original. Ainda no contexto da pesquisa de dimensão social com a artística destacam-se igualmente os percursos artísticos, sob a direção de Ana Bento com a colaboração de Bruno Pinto, criados e apresentados no Festival Bons Sons, na rede Caminhos de Médio Tejo, nos projeto Aldear e Territórios de Pedra, entre outros.
Na área da programação a Gira Sol Azul organiza e programa o festival Que Jazz É Este? /Festival de Jazz de Viseu com o apoio financeiro do Município e outros parceiros privados. Entre muitas outras iniciativas, no âmbito do festival o Colectivo Gira Sol Azul convida anualmente um artista de peso no panorama internacional, partilhando assim o palco e repartindo com o público a energia musical advinda da experiência privilegiada que vivem. Foram convidados das últimas edições Freddie Gavita (UK), Manuela Panizzo (IT), Dominique diPizza (FR), Omar Lye-Fook (UK), Roger Biwandu e R!X (FR) e Tony Momrelle (UK). Este colectivo também se apresenta regularmente como banda suporte do projeto A Voz do Rock (no qual já́ tem estado integrada a novíssima geração do colectivo – jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos).
Em 2015, a Gira Sol Azul lançou um carimbo discográfico – GiraDiscos – através do qual procura apoiar a edição discográfica independente e cujo catálogo integra neste momento 9 discos. Estes discos integram regularmente as playlist de algumas rádios nacionais, nomeadamente a Antena 1. As bandas do catálogo têm marcado presença em festivais como o Bons Sons, Folk Celta ou Rádio Faneca, entre outros.