Textos
Almada Negreiros e Bruno Pinto

Música
Ana Bento e Bruno Pinto

Apoio ao Movimento
Joana Providência

Interpretação
Ana Bento (voz, sax e percussão), Artur Pinto (voz, bateria), Bruno Pinto (voz, guitarra), Jasmim Pinto (voz, trompete e teclado), Olívia Pinto (voz, baixo e teclado) e Úrsula Pinto (voz, teclado e violoncelo)

Cenografia e Figurinos
Patrícia Costa (aka DonaPata)

Desenho de Luz
Mário Bessa

Vídeos
Maria Mónica e Joana Providência/Tomás Pereira

Sobre

TANGERINA é uma viagem pelo universo da palavra feita ora prosa ora poesia num “tom de menino pequeno que está a falar com a sua mãe”. Inspirados no livro A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros, é recuperada a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. Inventar o que já foi inventado é a proposta deste concerto para a infância, emprestando vida e sons a palavras.
Tangerina é um concerto encenado que traz consigo um disco cuja música se identifica com os estilos rock/pop, sendo ainda influenciada pela harmonia do jazz, a música erudita e a música de dança/festa ou étnica. Na senda de Almada Negreiros, a música de Tangerina pretende ser tão simples quanto sofisticada, repleta de dinâmicas ricas e contrastantes, cores luminosas e vitais.

“Tangerina” (2023)

Inspirados no livro A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros, é recuperada a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. Inventar o que já foi inventado é premissa deste disco que, emprestando vida e sons a palavras, apresenta um lado rock/pop como identidade aglomeradora, mas cujas composições são muito influenciadas quer pela harmonia jazz, música erudita ou música étnica.

O disco inclui a participação de Luísa Antunes (violoncelo), Marcos Cavaleiro (bateria e percussão) e Xosé Miguelez (sax tenor), mas em palco, ao vivo, é uma família que dá voz ao disco: Ana Bento na voz, Bruno Pinto na guitarra e os quatro filhos (Olívia no baixo e voz, Jasmim no trompete, teclado e voz, Artur na bateria e voz e Úrsula no violoncelo, teclado e voz). Raquel Balsa assina o design gráfico a partir de ilustrações da família e o booklet que este inclui, para além das letras das músicas, apresenta aos ouvintes desafios criativos inspirados neste universo.