Moto Moto

Formado por músicos da região de Viseu, este ensemble apresenta um repertório variado que passa por temas de jazz (standards), temas funk e outros originais de músicos que o integram, sob a direção e arranjos do pianista Joaquim Rodrigues.


Joaquim Rodrigues (direcção e arranjos), Catarina Almeida e Ricardo Augusto (voz), João Pedro Rodrigues (trompete), Gonçalo Pinheiro (sax alto), Ana Bento (sax tenor), Fiogo Sampaio (trombone), Alberto Rodrigues (teclado e sax alto), Bruno Pinto (guitarra), Pedro Lemos (baixo), Miguel Rodrigues (bateria). Solista convidado: Xosé Miguelez (sax tenor).

↑ Voltar ao topo

Tributal

"Tributo a Sting" é um projeto do coletivo "Tributal" que recria temas interpretados por Sting ao longo da sua carreira. Através do recurso, maioritariamente, a um ambiente acústico que tem como principais características a obsessão pelo Groove e a constante improvisação, os intérpretes evocam temas incontornáveis deste músico e compositor e do seu antigo grupo, os "The Police", como "Every breath you take", "Roxanne" ou "Message in a bottle".

Estes e outros temas foram recriados pela mão do pianista e arranjador Joaquim Rodrigues, que fez imergir sonoridades tendencialmente Jazz, Funk e Rock. Com as suas versões personalizadas, a belíssima voz de Catarina Almeida, que empresta aos temas uma feliz feminilidade, e os restantes cúmplices Miguel Ângelo, Bruno Pinto e Mário Costa homenageiam a genialidade, simplicidade, ecletismo e qualidade da música de Sting.

Para ouvir este projecto pode fazê-lo aqui.

↑ Voltar ao topo

Tranglomango

Deu o TRANGLOMANGO na música portuguesa! Com a formação instrumental clássica do rock à qual se junta um acordeão, este grupo deixa-se influenciar pela música tradicional portuguesa como mote para a prática e domínio de um som que funde estilos contrastantes. Temas originais com letras do grupo e de convidados constituem um objectivo presente e em ebulição destravada. Três vozes em negócios harmónicos animam a morúmbia em qualquer cemitério de paróquia. Liguem os cátodos aos pontos cardeais do corpo e larguem a velhinha: ela vai sacudir o pó do pé; é rock e chula!


Veja outros vídeos com os Tranglomango: S. Gonçalo de Amarante (Lugar do Capitão); Milho Verde, (Lugar do Capitão); Cantiga Bailada, (Musiquim) e Beiroa, Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.


Catarina Almeida (Voz, Trompete e Guitarra); Ricardo Augusto (Acordeão e Voz);
Bruno Pinto (Guitarra); Ana Bento (Baixo e Voz); Acácio Salero (Bateria)


↑ Voltar ao topo

Colectivo Gira Sol Azul

Composto por elementos do corpo docente da Escola de Música Gira Sol Azul, este colectivo desenvolve um reportório ligado aos Blues, Jazz, Latin e Rock. Com uma formação flexível, o grupo consegue adaptar-se a diversos espaços ou eventos culturais, mediante as características dos mesmos e do público-alvo a que se destinam.


↑ Voltar ao topo

Azul Espiga

Azul Espiga é um projecto que evoca paisagens jazzísticas inspiradas no cancioneiro tradicional português. A profundidade harmónica e rítmica dos arranjos do pianista Alberto Rodrigues conferem aos temas texturas e intensidades surpreendentes enriquecidos pela voz e acordeão de Ricardo Augusto.


↑ Voltar ao topo

Coro Azul

O nome deve-o à escola de Música onde nasceu, em Janeiro de 2007 e tem vindo a desenvolver actividade. Contou inicialmente com a orientação de Fátima Serro, mais tarde com a de Manuel Linhares e actualmente é orientado por Ricardo Augusto. Compõem-no pessoas de idades diversas e também de origens profissionais variadas. Interpreta um repertório muito variado que engloba arranjos de músicas populares portuguesas, Standards de Jazz, Blues, Clássicos do Rock, entre outros.


Para ouvir este projecto pode fazê-lo aqui.


Sopranos: Catarina Almeida, Fátima, Mirjam Holst, Luzia Sampaio; Contraltos: Ana Bento, Isabel Fonseca; Tenores: Paulo Gomes, Vítor Domingues; Barítonos: Carlos Vieira, Ricardo Augusto.

↑ Voltar ao topo


A voz do Rock

Avós de alguém, pais, bisavós talvez. Tendo já experimentado e vivido tanto, este grupo aceitou sem hesitar o desafio lançado a maiores de sessenta anos de cantar algo que lhes poderá ser menos familiar, mas ainda assim “tradicionalmente” português. Partimos de uma lista importante de temas indie e rock feitos em Portugal nas últimas décadas. O rock também é nosso, o amor e a vida são temas comuns a todas as gerações e permitem entrecruzar temporalidades. Inspirado no projeto americano Young@Heart, A Voz do Rock é uma performance musical encenada que, acima de tudo, celebra o prazer da partilha musical.

Ficha Técnica

Direção Musical: Ana Bento e Ricardo Augusto

Direção Artística: Ana Bento

Intérpretes: Adelaide Borges, Alberto Pereira de Sousa, Alcina Pereira, António Reais, Celso Albuquerque Leitão, Dalma Ferreira, Fernando Costa, Georgina Maria, Ilidia da Varanda, Jacinta Melo, João Oliva, Joaquim Ferreira, José Aleixo, Maria Albertina Simões, Maria Alcinda Mendes, Maria Augusta Pinto, Maria Carlota, Maria de Lurdes Aleixo, Maria José Rodrigues, Maria Nazaré, Maria Nazaré Cardoso, Maria Remédios Almeida, Virgínia Lourosa e Zulmira Lourenço.


Coletivo Gira Sol Azul: Alberto Rodrigues (piano), Bruno Pinto (guitarra), Ana Bento (baixo) e Joaquim Rodrigues (bateria).

Projecto produzido e apresentado no âmbito do Festival de Artes VISEU A 24 MAI a 01 JUN 2014, do Teatro Viriato


↑ Voltar ao topo




Orquestra (In)fusão

A Gira Sol Azul convidou vários grupos musicais de Viseu para se envolverem activamente na criação de um repertório original criado propositadamente para esta orquestra (encomenda Jardins Efémeros #3).

A (in)fusão de estilos é evidente e os objectivos desta iniciativa passam por fazer conexões, colocar pessoas, organizações e culturas musicais em contacto, habilitando-as a juntas fazerem melhor o que não fariam tão bem se sozinhas. Este projecto conta com a participação especial de Xosé Miguelez (sax e gaita de foles) ao lado de 150 músicos pertencentes a variados projectos musicais de Viseu.


Ficha Técnica

Direção Musical e Composição: Alberto Rodrigues, Ana Bento e Joaquim Rodrigues

Convidados: Xosé Miguelez (solista convidado sax tenor e gaita de foles) Miska (rap) Sociedade Filarmónica de Santar Gira Foles Bombos Os Maravilhas de Vila Nova do Campo Coro Cardes A Voz do Rock

Líderes de Naipes: Nuno Gonçalo (sopros) Luís Peres Antunes (violinos) Ricardo Augusto (coro) João Pedro Rodrigues e David Costa (percussão) Xosé Miguelez (gaitas de foles)

Colectivo Gira Sol Azul: Alberto Rodrigues e Joaquim Rodrigues (teclados) Ana Bento (direcção) António Sérginho (bateria) Bruno Pinto (guitarra) Leonardo Outeiro (baixo)


Coletivo Gira Sol Azul: Alberto Rodrigues (piano), Bruno Pinto (guitarra), Ana Bento (baixo) e Joaquim Rodrigues (bateria).

↑ Voltar ao topo