GIRAZINE Nº2

05/2013


Edição: Gira Sol Azul
Direcção: Bruno Pinto
Coordenação: Ana Filipa Rodrigues
Grafismo: Luís Belo


Colaboradores desta Edição
Ana Filipa Rodrigues, Aranhiças & Elefantes, Fernando Évora, Fernando Giestas, Gloax, Gonçalo Condeixa, José Crúzio, Lígia Parodi, Margarida Pais, Rafael Ferreira e Rui Mendes.



Abrir a publicação

GIRAZINE Nº1

01/2013


Edição: Gira Sol Azul
Direcção: Bruno Pinto
Coordenação: Ana Filipa Rodrigues
Redacção: Rafael Ferreira
Grafismo: Luís Belo


Colaboradores desta Edição
Ana Seia de Matos, António José, Beatriz Rodrigues, Carina Martins, Catarina Almeida, João Pestana, Luís Neves Chaves, Manuela Gandra, Margarida Fonseca, OMK, Patricia Gauthier, Paulo Correia, Wilfred Hildonen.



Abrir a publicação

GIRAZINE Nº0

11/2012


Edição: Gira Sol Azul
Coordenação: Bruno Pinto
Redacção: Rafael Ferreira
Grafismo: Luís Belo


Colaboradores desta Edição
Ana Filipa Rodrigues, António Gil, Beatriz Rodrigues, Catarina Fernandes, Catarina Verdier, Eduardo Ferrão, Graeme Pulleyn, Fernando Giestas, Fernando Rodrigues, José Alfredo, Ricardo Ramos, Romulus Neagu, Sónia Barbosa, Yann Thual.



Abrir a publicação

 
 
 
 
A Girazine

Tenho quase a certeza que uma das coisas que a maior parte de nós acharia mais abjectas quando criança, ou já adolescente, seria a de querer possuir ou manipular algo e ouvir a frase despótica do costume "Dou-te isso no Natal, se te portares bem!" ou "No fim do ano se tiveres boas notas". Embora o exercício de disciplina possa ser válido e o tempo filtre as emoções, é duro o choque do adiar o desejo. Demasiado tempo depois, passada a prova, a recompensa merecida sabe como o segundo da culinária espanhola. É neste éter emocional que sentimos a Girazine.

Durante alguns anos a ideia recorrente, mas nunca colocada em prática, é agora lançada à terra na forma desta humilde semente, gerada pela feliz coincidência de uma proposta de estágio profissional à Gira Sol Azul de alguém da área jornalística que acolheu o desafio com garra e dedicação incansável. Deixamos aqui pois um agradecimento muito especial ao Rafael Ferreira que recolheu, organizou e criou algum do material aqui presente, todo o trabalho de fundo é seu. Agradecemos também a preciosa colaboração do Luís Belo que deu corpo a esta zine.

A Girazine não é uma publicação acerca das actividades da nossa associação, mas sim uma janela aberta para a arte, em tom informal. No entanto, fazemos questão de abrir este número zero com o retrato que a Ana Filipa Rodrigues compôs para que aqueles que ainda nos desconhecem compreendam o contexto e origem desta zine. Pretende-se que seja um ponto de encontro das artes com especial atenção ao que está próximo e merece visibilidade. Serviço público com Fotografia, Artigos, Eventos, Dança, Música, Artes Plásticas, Som e Imagem, Prosas e Poesias, Partilhas e Pessoas.

Bruno Pinto, no Editorial da Girazine nº0