Apresentação


A Gira Sol Azul é uma associação sediada em Viseu que visa promover a educação artística e desenvolver actividades dentro do âmbito cultural e artístico. Para isso aposta numa formação musical continua através da sua Escola de Música, onde colabora com profissionais altamente habilitados; realiza oficinas, concertos e integra a comunidade em vários projectos de larga escala. O objectivo é o de, através do bom-gosto e tolerância de estilos e correntes, a Gira Sol Azul contribua para a formação de um público com sentido crítico perante a arte.

A Gira Sol Azul tem sido parceira em vários projectos de intervenção artística. Entre eles estão Entre Teias e Humanizarte, ambos co-financiados e promovidos pelo Instituto das Drogas e Toxicodependência. Colabora regularmente com entidades de referência como o Teatro Viriato (de onde, entre muitas outras, surge a criação do coro A Voz dos Rock), integra a programação anual da Casa da Música, no Porto, com um concerto para bebés e oficinas de música mensais e organiza o Festival de Jazz de Viseu para o Município de Viseu, entre outras colaborações pontuais.

A Orquestra (In)fusão é provavelmente o exemplo maior da vontade de unir esforços em busca de algo único. Integrando cerca de 150 músicos de diferentes grupos musicais da região centro, interpretam-se temas originais num espectáculo grandioso. Este projecto permite que entre todos se criem novas ligações e, juntos, alcancem algo que sozinhos dificilmente conseguiriam.

Tributal, Azul Espiga, Tranglomango, Coro Azul, Cabeça de Peixe e Moto Moto são os vários grupos musicais que, com o carimbo da Gira Sol Azul, contribuem actualmente para o enriquecimento da cena musical portuguesa.




Equipa


Gira Sol Azul, Associação Para a Promoção da Educação Artística

Direcção Geral: Alberto Rodrigues, Ana Bento, Joaquim Rodrigues
Administração: Bruno Pinto


Colaboradores

Design Gráfico, Fotografia, Vídeo e Ilustração: Luís Belo
Comunicação e Produção: Ana Sofia Pinto