2.º Festival de Jazz de Viseu - 23 a 27 de Julho

2.º Festival de Jazz de Viseu

“Que jazz é este?” - disse a avózinha cuja pequena janela dava para o largo da festa. É a banda, estão a fazer o teste de som. Hoje, o baile vai estar a abarrotar, está calor - afirmou o neto. Pois, eu conheço este jazz, já o tinha ouvido antes - arrematou ela. Pergunta: o que sabe esta avózinha sobre o jazz? Nada, provavelmente. Exceto que é música e tem qualquer coisa a ver com dançar.

Este Festival é feito essencialmente de amores. Como o amor ao próximo, e a vontade de lhe mostrar quem somos, amor à terra onde trabalhamos e vivemos, e à música que nos eleva a alma e nos cataliza a eletricidade dos corpos. Dedicado às pessoas de cá e às que visitam a nossa casa.

O Festival de Jazz de Viseu ganha solidez com esta segunda edição, mantendo a variedade e o contraste presentes na anterior, mas criando e adicionando novas alíneas.

Entre uma dixie band na rua, um Jazz no Comboio, um concerto ao fim do dia e projetos mais alternativos em after-hours, há tempo de sublevar o corpo e alma aproveitando para degustar a culinária e a pastelaria local, visitar a cidade, apreciar o comércio tradicional ou beber um copo num dos inúmeros e concorridos bares da cidade.

Oficinas de música para famílias com os vários sabores do jazz e formação para músicos e bandas filarmónicas, ligam o festival a um todo que sai do estereótipo do palco centralizado e se espalha pela cidade a públicos de idades e interesses diferentes. Músicos nacionais e internacionais compõem a agenda quer de concertos quer ao nível da componente de formação.

Nesta edição, o Festival do Jazz de Viseu apresenta ao público 31 actividades, com a participação de 11 bandas e mais de uma centena de artistas. A organização da Gira Sol Azul tem o apoio do Município de Viseu.

Viseu Senhora do Jazz.


Programação
Pode consultar a programação e toda a informação sobre o Festival na sua página oficial: www.festivaldejazzdeviseu.pt






A Voz do Rock - 24, 31 Maio e 01 de Junho 2014

A voz do Rock

24 MAI | sáb 15h00 | Cine-Teatro Municipal de Nelas
31 MAI e 01 JUN | sáb e dom 16h30 | Museu Grão Vasco, Viseu

50 min. aprox. | Todos os públicos

Avós de alguém, pais, bisavós talvez. Tendo já experimentado e vivido tanto, este grupo aceitou sem hesitar o desafio lançado a maiores de sessenta anos de cantar algo que lhes poderá ser menos familiar, mas ainda assim “tradicionalmente” português. Partimos de uma lista importante de temas indie e rock feitos em Portugal nas últimas décadas. O rock também é nosso, o amor e a vida são temas comuns a todas as gerações e permitem entrecruzar temporalidades. Inspirado no projeto americano Young@Heart, A Voz do Rock é uma performance musical encenada que, acima de tudo, celebra o prazer da partilha musical.



Ficha Técnica

Direção Musical: Ana Bento e Ricardo Augusto

Direção Artística: Ana Bento

Intérpretes: Adelaide Borges, Alberto Pereira de Sousa, Alcina Pereira, António Reais, Celso Albuquerque Leitão, Dalma Ferreira, Fernando Costa, Georgina Maria, Ilidia da Varanda, Jacinta Melo, João Oliva, Joaquim Ferreira, José Aleixo, Maria Albertina Simões, Maria Alcinda Mendes, Maria Augusta Pinto, Maria Carlota, Maria de Lurdes Aleixo, Maria José Rodrigues, Maria Nazaré, Maria Nazaré Cardoso, Maria Remédios Almeida, Virgínia Lourosa e Zulmira Lourenço Coletivo Gira Sol Azul Alberto Rodrigues (piano), Bruno Pinto (guitarra), Ana Bento (Baixo) e Joaquim Rodrigues (bateria)

VISEU A 24 MAI a 01 JUN’14

Um programa de artes protagonizado por muita gente e por muitos artistas. Centenas de pessoas nas suas várias terras, Mangualde, Nelas, São Pedro do Sul, Tondela e Viseu entram em diálogo com o Teatro, a Música, o Novo Circo e a Dança.

Uma experiência única para festejar e sentir o mundo de hoje com o horizonte das artes.

Uma Iniciativa: Teatro Viriato (estrutura financiada por Secretário de Estado da Cultura, DGArtes e Câmara Municipal de Viseu)

Consultoria e Coordenação Artística: Giacomo Scalisi e Madalena Victorino

Ação Cofinanciada por: Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, QREN, União Europeia/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e CIM Viseu Dão Lafões

Parceiros no programa de acolhimento: Câmara Municipal de Mangualde, Câmara Municipal de Nelas, Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Município de Tondela/ACERT e Câmara Municipal de Viseu

Acompanhe toda a programação em www.teatroviriato.com






↑ Voltar ao topo